PODÓLOGO – O PROFISSIONAL QUE CUIDA DOS PÉS.

Caminhar é um ato natural, para a maioria da sociedade, como respirar. No entanto é uma das funções mais complexas do corpo humano, pois envolve 650 músculos do corpo e 80% dos ossos que compõem o esqueleto humano, mas sobre o pé – esta estrutura tão perfeita sustentada por 26 ossos e 27 articulações – que repousa a grande responsabilidade de fazer com que o caminhar seja saudável e harmonioso.

Infelizmente é um dos mecanismos vitais do nosso corpo mais negligenciado, mas ainda assim, o pé é capaz de cumprir a sua tarefa mesmo sob as diversas condições e pressões inadequadas, graças à sua estrutura perfeita!

Para cuidar da escultura magnífica que é o nosso pé, nasceu a PODOLOGIA, que é a área da saúde que se ocupa do cuidado completo dos pés e da sua relação com o resto do corpo.

Sendo assim deve-se ter especial atenção com essa estrutura anatômica, tendo um acompanhamento podológico contínuo e permanente, realizado por profissionais especializados - podologistas ou podólogos.

 

O que é faz um podólogo

Podólogo é o profissional diplomado em curso de Habilitação Técnica reconhecido pelo MEC, com carga horário de 1450 horas (dois anos).

A podologia atua na investigação, prevenção, diagnostico e tratamento das patologias superficiais e as deformidades dos pés, utilizando-se de instrumental desenvolvido especificamente para tais finalidades, que incluem órteses (aparelho corretor do formato da unha), e próteses estéticas (substituição parcial de unhas danificadas).

Os pilares da boa Podologia são capacitação técnica do profissional, qualidade do atendimento, preços acessíveis com relação aos benefícios oferecidos, qualidade dos materiais e equipamentos utilizados e, finalmente, limpeza, higiene e biossegurança.

 

História da Podologia

A história da Podologia é longa. Possivelmente surgiu na pré-história a cerca de 5 milhões de anos, quando o homem ficou em posição ereta, sobrecarregando seus pés. No Egito, há uma Pirâmide que reproduz um paciente tendo seus pés cuidados por um profissional. Os soldados romanos, ao voltarem dos campos de batalha, entregavam seus pés aos “quitacallos”, precursores dos Podólogos.

No Brasil, em 1957, a profissão passou a ser considerada como “atividade afim da medicina”, e o Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia passou a fiscalizar o exercício da profissão.

O Podólogo é um profissional independente, porém atua com uma equipe interdisciplinar. Visando o atendimento humanizado e tendo como conceito o estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.

Quer encontrar um podólogo em São Gonçalo? Clique aqui e encontre uma exelente profissional, super recomendada pelos clientes!

Fonte de Pesquisa: Internet e livros especializados.