O que são Produtos Digitais? Entenda o conceito e Crie o seu em 2020!

O que são Produtos Digitais? Entenda o conceito e Crie o seu em 2020!
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O que são Produtos Digitais? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia Digital Agora Mesmo

Provavelmente você já consumiu alguns produtos digitais! 

Talvez não tenha percebido ou se dado conta por desconhecer o termo “produtos digitais”, mas posso apostar que já fez um curso online, baixou um ebook, contratou um software ou utilizou aplicativos.

Os produtos digitais estão mais presentes do que nunca em nossas vidas. 

Quem já usou a internet e as novas tecnologias para assistir uma aula, aprender algo novo, ler um livro,  receitas novas ou até assistir um filme online no Netflix saberá bem do que estou falando. 

Mas sabia que ao invés de ser um mero consumidor, você pode ser um produtor de Produtos Digitais?  

Em 2014 conheci esse termo “Produtos Digitais” e me deparei com algo extremamente novo, não teve outra, me apaixonei tanto que abandonei uma vaga em concurso público para me dedicar nesse assunto. 

E o melhor, me rendeu muito dinheiro desde então, e pude realizar muitos sonhos, inclusive uma viagem por vários países da Europa.

E nem precisa ser nenhum PHD de Harvard para isso.

Com um pouco de planejamento e dedicação, qualquer pessoa que entenda bem sobre determinado assunto pode lucrar com a venda do produtos digitais na internet.

Quer saber como? Então, leia este post até o final.
 

O que são produtos digitais?

Produtos digitais, são todos materiais comercializados na internet, cujo conteúdo agrega algum valor ao usuário que o compra. São também conhecidos como infoprodutos, já que, por definição, cumprem a função de instruir ou informar os usuários sobre algum assunto específico.

São exemplos de infoprodutos conteúdos em áudio, vídeo e texto, incluindo cursos online, webinários e livros digitais

Grande parte deles são educacionais e posso dizer que os mais procurados são os cursos online.

Eles tornaram-se populares no mundo do empreendedorismo porque têm um alcance gigantesco, e possibilita uma margem de lucro muito alta quando se compara com o mercado Offline.

Para o usuário, o consumo de conteúdo digital também é muito vantajoso, já que o conhecimento torna-se mais alcançável e prático de se adquirir (além de mais acessível economicamente!).

Para que servem os Produtos Digitais?

O consumidor que procura um produto digital está preocupado em:

Resolver um problema

Pense em algumas dificuldades que você já passou na sua vida e como seria bom ter contado com alguém para ajudar.

Um infoproduto é uma maneira prática de apresentar soluções, sobretudo por quem realmente entende do assunto ou já passou por uma situação parecida e pode oferecer as melhores técnicas para ultrapassar aquele obstáculo.

Por exemplo: vencer uma dificuldade financeira, emagrecer de forma saudável e até ajudar a lidar com problemas emocionais.

Um curso de meditação online, por exemplo, pode beneficiar pessoas que sofrem com ansiedade.

 

Aprender algo novo

Todo mundo adora aprender coisas novas.

Mas, muitas vezes, a falta de tempo, de condições financeiras ou a famosa preguiça para dar os primeiros passos fala mais alto.

Us produtos digitais podem ser ótimas alternativas para esses casos.

Aquele curso de violão que você sempre quis fazer, algumas aulas de culinária para praticar no dia a dia ou um curso de idioma para se qualificar ou viajar o mundo.

Quem nunca pensou nisso?

 

Solucionar dúvidas

Produtos digitais também podem ser muito úteis para solucionar dúvidas em geral.

Por exemplo, uma empresa que acabou de lançar um produto pode produzir um material com todas as informações sobre o uso e com uma linguagem simples de entender.

Muito diferente daqueles manuais maçantes e complicados com os quais estamos acostumados.

Uma mamãe de primeira viagem também pode tirar dúvidas sobre maternidade.

Ou alguém que não sabe ao certo a melhor maneira de adestrar seu pet.

Para tudo (ou quase tudo) existem produtos digitais com boas soluções.

 

Como criar produtos digitais de destaque?

Você já deve ter percebido que qualquer pessoa com algum conhecimento em uma área específica pode criar produtos digitais.

Mas não se engane: sem uma boa estratégia, seu produto digital está fadado ao fracasso.

Por isso, antes de mais nada, faça uma autoavaliação sobre o conteúdo escolhido para trabalhar seu infoproduto e leve em consideração três aspectos importantes:

 

1. Interesse

De preferência, que seja um assunto que desperte sua paixão.

É aquele tema que você domina mas também admira, e tem interesse de continuar estudando e aprendendo cada vez mais sobre ele.

Afinal, se a ideia é dar continuidade ao seu infoproduto, é bom que o conteúdo escolhido faça seus olhos brilharem.

 

2. Habilidade

Apenas conhecimento pode não garantir um bom infoproduto.

É preciso saber falar sobre ele de forma que prenda a atenção dos consumidores.

Se não é esse seu caso, não se preocupe.

Sempre há como aprender – e tenho certeza que também existe um infoproduto sobre isso para você.

 

3. Demanda

Procure saber se as pessoas têm interesse em adquirir o seu produto.

Hoje em dia, uma simples navegada no Google é capaz de mostrar o que as pessoas têm falado sobre o assunto e se o que você quer desenvolver é viável.

 

 

Os 8 formatos de produtos digitais mais usados

Decidido a se tornar um produtor digital?

Então, que tal começar escolhendo o formato que mais lhe agrada?

Listo 8 deles para você agora.

1. Ebook

Ebook é a abreviação em inglês referente a livro eletrônico (eletronic book).

Se você tem um conteúdo bacana para oferecer, mas sabe que posts nas redes sociais não conseguem dar a profundidade que precisa sobre o assunto, os ebooks, com certeza, são a melhor alternativa atualmente.

Eles podem ser pagos ou gratuitos.

Seja como for, são a forma mais direta para você chegar até as pessoas, e vão mostrar que você tem total autoridade sobre aquilo que está escrevendo.

 

2. Vídeo-aulas (curso) – Meu Preferido

É um dos produtos digitais mais rentáveis, e não é difícil entender o porquê.

São aulas gravadas em vídeo, geralmente em formato de cursos, sobre determinado assunto.

Assim como os webinários, também garantem mais conforto tanto para os alunos quanto para os professores.

As vídeo-aulas são interessantes porque podem ser assistidas quantas vezes for necessário e de onde for mais conveniente.

São muito procuradas tanto por quem busca conteúdos complexos e densos, como os concurseiros, quanto por quem pretende aprender um novo hobby, como tocar um instrumento, por exemplo.

Esse formato rendeu de faturamento quase 500mil em 2019 em um único curso que fiz.

E gravei um treinamento contando o passo a passo para criar um Curso Online em Video Aulas. Confira como Criar um Plano B clicando aqui. 

 

3. Site para membros

São sites mais reservados para divulgar conteúdos exclusivos aos assinantes.

É uma alternativa interessante para quem tem uma grande de conteúdo para compartilhar, já que os sites permitem a combinação de vários infoprodutos.

 

4. Softwares

Soluções armazenadas em nuvem são cada vez mais utilizadas pelas empresas.

Basta ver que gigantes têm aderido ao formato de software como serviço.

Se você tem uma ferramenta que agrega valor ao usuário, pode ganhar dinheiro com ela.

 

5. Aplicativos (Apps)

Estão entre os produtos digitais mais vendidos da internet.

E a razão é muito simples: eles apresentam diversas funcionalidades em um único programa e são extremamente úteis porque facilitam tarefas complexas.

Se você utiliza o iFood, por exemplo, basta reparar como ficou melhor pedir uma comida com desde que baixou o app.

 

6. Templates

O visual de um produto digital é tão importante quanto seu conteúdo.

Por isso, muita gente tem aproveitado para lucrar em cima de templates, que são modelos profissionais prontos que facilitam o trabalho de produção.

Os templates são úteis porque dispensam a necessidade de contratar um designer profissional para trabalhar no visual de um produto.

 

7. Jogos

Já pensou em lucrar transformando jogos em produtos digitais?

Ainda que o usuário não pague pelo download do seu jogo, você ainda pode monetizar o produto oferecendo adicionais pagos, para que ele possa evoluir e personalizar seu game.

 

8. Pacotes de Serviços

Ideal para quem não tem expertise ou tempo para impulsionar um negócio.

Um pacote de serviços pode, por exemplo, oferecer a uma empresa uma sequência de e-mails perfeita, personalizada e prontinha para promover seu produto aos clientes certos.

 

4 Formas de criar seu produto digital e colocar ele no mercado

Definido o formato, é hora de amadurecer a ideia.

Veja como você criar e colocar seu produto digital no mercado.

 

1. De forma autônoma

Se possui conhecimento em alguma área específica, seja por meio de especialização acadêmica ou pura experiência de vida (e acredite, isso conta muito), vale compartilhar suas habilidades.

Com o preparo e as ferramentas necessárias, é totalmente possível tornar essa ideia realidade.

 

2. Com colaboração

Você pode não ser expert em determinados assuntos, mas, certamente, pode contar com a sabedoria de experts para lançá-los no mercado de forma inteligente.

Por meio de parcerias e sociedades você pode se tornar especialista no processo de criação de Produtos digitais e convidar um Expert em algum assunto para gravar um curso, e os dois lucrarem.

 

3. Licenciando produtos do exterior

Já pensou em adaptar um produto que esteja bombando no exterior para o seu público-alvo?

Primeiro, você deve se informar sobre produtos de seu interesse com bastante retorno fora do seu país.

Depois, basta entrar em contato com o dono do conteúdo para combinar uma forma de reproduzir o material para o mercado brasileiro uma versão adaptada.

Pode ser a tradução de um ebook ou de um podcast, por exemplo.

 

4. Pagar para ser feito

Essa é uma estratégia bastante utilizada, e consiste basicamente na contratação de um especialista para que ele crie um conteúdo para você.

Por exemplo, se você quiser falar sobre atividades físicas para emagrecer, pode pagar um personal trainer para produzir um material bacana com os conhecimentos que ele tem sobre o assunto.

Antes, é interessante que você faça uma pesquisa com as principais palavras-chave sobre o que é mais importante abordar de acordo com as preferências do seu público.

Depois, é só entregar as coordenadas para quem melhor entende sobre o assunto.

 

Conclusão

Todo mundo tem um conhecimento ou uma vivência que pode ser útil para alguém.

E, como vimos neste post, não precisa ser nada muito complexo.

Uma boa notícia é que conteúdos relevantes podem ser compartilhados na internet de maneira descomplicada e com baixíssimo custo para quem produz.

Com o avanço tecnológico e as pessoas cada vez mais conectadas, nunca foi tão fácil disseminar e monetizar conhecimento.

Basta ter planejamento, uma estratégia sólida e usar as ferramentas certas.

E você? Tem algum conhecimento ou habilidade que poderia compartilhar com outras pessoas?

Deixe seu comentário!

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Guilherme Minare


Especialista em Marketing Digital 
Guilherme Minare
https://guilhermeminare.com/

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